Brasilia Feste Leite – Sua História.

O Brasília FestLeite foi idealizado pela Associação de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios- G100 para ampliar o debate sobre o leite.


     Junho é um mês especial: em 2001, foi instituído o Dia Mundial do Leite pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), a ser comemorado todos os anos no dia 1º de junho – com ações e atividades reverberando durante todo o mês. O objetivo da data é alertar a população sobre a importância dos lácteos para a manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada, além de incentivar o consumo e promover o debate dos principais temas de interesse do setor.

       Para reforçar este movimento, a Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios (G100) – em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Bovinocultura de Leite da Câmara dos Deputados – promove desde 2015 o Brasília FestLeite – seminário dedicado à palestras, degustação de lácteos e ao debate da cadeia produtiva do leite, com vistas a uma análise de todas as etapas de produção, comercialização e consumo do leite, do produtor até a mesa do consumidor.

        Em sua estreia, em 2015, o evento inovou ao promover a Maratona do Leite, no dia 31 de maio, no Eixão da Asa Norte. Em menos de 15 dias, as cinco mil inscrições disponibilizadas se esgotaram. A maratona teve como padrinho o atleta José Neves, conhecido ao realizar três provas com o filho deficiente. Triatleta há mais de 30 anos, Neves, como é conhecido pelos companheiros, se inspirou na história do norte-americano Dick Hoyt e passou a realizar as provas de triatlo com o filho. A intenção desta ação foi reforçar a boa imagem do leite e reforçar que o produto é um importante aliado da boa saúde se combinado com hábitos de vida saudáveis.

 

Além da maratona, o ano de 2015 também foi marcado pelo tradicional evento com palestras de especialistas e mesas redondas com representantes do segmento lácteo nacional e internacional. O palco desta primeira edição do evento foi o Museu da República, que, no ano seguinte, em 2016, seria substituído pelo auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Este deslocamento visou facilitar a participação dos parlamentares, promover um maior engajamento e incentivar o debate entre o Legislativo, os representantes do segmento e o público presente, na busca por soluções para o desenvolvimento do setor e a garantia de qualidade e segurança ao consumidor.

Em 2016, além de palestra com o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic; o evento contou ainda com as valorosas contribuições do diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Leite Longa Vida, Nilson Muniz; e do chefe da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins. O evento também contou com a distribuição do livro “Leite e Produtos Lácteos na Nutrição Humana”.

 

Em 2017, mais uma vez o G100 promoverá o Brasília FestLeite, no próximo dia 12 de junho, a partir das 13h30, novamente no auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados. O evento tem foco na importância dos lácteos para uma vida ativa e saudável, assunto que será amplamente debatido. Para isso, o palestrante desta terceira edição é o dr. Drauzio Varella, que abordará o tema: Lácteos na Vida Saudável. Após sua apresentação, Drauzio também responderá a questionamentos da plateia. O evento contará ainda com a participação do representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, que apresentará uma análise do contexto mundial na produção e consumo de lácteos. Também haverá palestra de representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, que tratará da importância dos lácteos nos programas sociais. O evento contará ainda com uma farta degustação de lácteos.