Página Rura – 25/05/2016 – DF: no Congresso Nacional, G100 promove debate situação do mercado e produção de lácteos.

DF: no Congresso Nacional, G100 promove debate situação do mercado e produção de lácteos.

Quarta-feira, 25 de maio de 2016 – 14h40m



 

Entidade que representa o segmento responsável por 55% do faturamento total do setor realiza o Brasília Fest Leite para debater qualidade, consumo e produção


Brasília/DF

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de leite com um volume de mais de 35 bilhões de litros ao ano, segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) fechados em 2014. Este volume representa 5,5% da produção global de leite. Anualmente, o setor leiteiro e de laticínios do Brasil registra um faturamento próximo de R$ 100 bilhões e 55% deste valor é contribuição das cooperativas e médias empresas, conforme números da Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios (G100). Em dez anos de existência da entidade, essa participação já aumentou em 57%. Atualmente, as associadas da entidade possuem  cerca de 170 mil fornecedores de leite , sendo que as associadas captam, produzem, industrializam e comercializam seus produtos em todo o país, assim como já registram presença na exportação.

Pela importância sócio-econômica do leite e com o objetivo de mobilizar a sociedade para fortalecer a imagem do produto, aproximar e ampliar a sua importância, o G100 realiza no dia 1º de junho de 2016 a segunda edição do Brasília Fest Leite. Nesta data é comemorado o Dia Internacional do Leite, criado em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Conforme o presidente do G100, Pedro Augusto Guimarães, o evento vai contar com quatro palestras que irão abordar temas importantes para a cadeia produtiva e consumidores. “Queremos mobilizar o setor, a opinião pública, parlamentares e toda a sociedade para mostrar que o leite é um produto importante na alimentação, na nutrição humana no Mundo e no Brasil. É um produto vivo e, portanto, sensível a todos os tratamentos que passa ao longo de sua cadeia de produção até chegar a mesa do consumidor”, destaca. 

Foram convidados a participar Sindicatos das Indústrias de Laticínios de todo o país e entidades de classe dos produtores e das indústrias. As atividades ocorrerão no auditório Nereu Ramos no Anexo II da Câmara dos Deputados em parceria com a Frente Parlamentar da Bovinocultura de Leite que tem o apoio de mais de 200 parlamentares, cujo presidente, o deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC), será um dos palestrantes. O tema da palestra será sobre o andamento dos projetos de leite de interesse do setor lácteo em tramitação no Congresso Nacional.

 

Leia mais; http://www.paginarural.com.br/noticia/228962/no-congresso-nacional-g100-promove-debate-situacao-do-mercado-e-producao-de-lacteos