MISSÃO – ALEMANHA & ITÁLIA – 2011.

Entre os dias 07 a 19 de outubro, o G100 embarcou em uma grande experiência  pelo continente europeu, ao participar de feiras e  conviver com casos exitosos de laticínios. Em setembro de 2011, o grupo visitou dois grandes países:  Alemanha e  Itália.  Um dos principais motivos da viagem foi a visita à Feira de Anuga, conhecida por ser um evento de âmbito internacional voltado para o segmento de alimentação e bebidas.
{loadmoduleid 157}
A Feira lidera o escopo do setor internacionalmente ao auxiliar a tomada de decisões a partir do comércio e os serviços de alimentação, mercado ligado diretamente para seus produtos.O grupo permaneceu por três dias no evento, conhecendo de perto a exuberância dos produtos e dos estandes disponibilizados pela Feira, com mais de 350 expositores de 35 países, somando por volta de 50.000 visitantes ( dados de 2009).  

A Feira possibilitou para o G100 uma série de debates sobre temas relacionados ao setor lácteo. Nessa edição, em 2011, o setor se reuniu no internacional “Dairy Unlimited”, em um encontro inspirador  e intensivamente utilizado como plataforma para networking. Além disso, o grupo vivenciou a extensa programação e aproveitou os espaços da Feira. Entre essas, debates por meio do “O Dairy Ullimited 2011- Chances e benefícios!” e “O Meat Essential 2011- evento matchmaking de alto nível para o setor internacional de carne!”.

Na culinária, a feira se destacou pela Anuga Culinary Stage and the Chef of the Year 2011, que segundo os próprios organizadores, é referência como uma  “variedade de programas de culinária que foram apresentados aos visitantes de Anuga, em cada dia da feira no estúdio de cozinha moderna, com todos os equipamentos de alta tecnologia de uma cozinha profissional”. A Feira apresentou também a “ Teste 11- Concurso de Inovação em Anuga”, com a demonstração de novos produtos e inovações do setor de alimentos . Também passaram pelo Fórum “Visions of Cookink”, que apresentou processos de aplicação de práticas para fornecer a novas ideia para execução de instalações de grande escala de abastecimento. 

The DEHOGA (Associação Alemã de hotéis e Restaurantes); Anuga 2011 – Vinhos Especiais; Fórum Wellfood – The Blackbox; Estande Especial “Fully Organic” (Totalmente Orgânica) – Centro de Especialização de Produtos Orgânicos e o Fórum de Varejo – Alimentos – Qualidade – Valor, foram outras atrações que aconteceram na Feira no ano de 2011.

Após a Feira o grupo seguiu rumo a Munique,  em que tiveram a oportunidade de visitar o Laticínio Muller, localizado a 100 Km de Munique. Em seguida, o grupo seguiu viagem de ônibus  para a Cidade de Reggio Emilia – Itália , atravessando a Austria por INSBRUCHEN .

Itália: 

No sexto dia de viagem, o G100 saiu das terras alemãs para seguir rumo à Itália, na cidade de Reggio Emilia, interior do País. Na cidade, o grupo ficou hospedado por cinco dias, visitando o laticínio de “Vandriegroup”,  localizado em Desenzado Del Garda – Região de Brescia.

Visita ao Laticínio Granarolo, localizado nas proximidades de Bologna, capital da Região da Emilia Romagna.

Entre passeios turísticos e debates sobre o setor leiteiro, o grupo visitou a Feira de tecnologias para alimentos, a Cibustec, em Parma.

O Ministério da Agricultura, mais uma vez apoiando o G100 se faz presente nessa missão através da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio SRI – Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio – DPIA, onde um técnico do DPIA acompanhou o grupo por toda a viagem. O DPIA/SRI/MAPA se responsabilizou pelo serviço de interpretes por ocasião da visita ao Laticínio Muller, em Münichen. O Denacoop/SDC/MAPA apoiou o evento com a participação de um técnico na missão.