X-Lei Legislações de Alimentos: aplicativo que facilita o trabalho de quem produz alimentos.

X-Lei Legislações de Alimentos: aplicativo que facilita o trabalho de quem produz alimentos.

Produzir alimentos no Brasil não é tarefa fácil. São muitas legislações e normas que mudam com frequência. Para diminuir o tempo de pesquisa e manter as empresas do ramo atualizadas, o app chega para promover de forma dinâmica o acesso à informação desse público

Disponível desde agosto nos sistemas operacionais Android e IOS, o app X-Lei ,  nesta primeira fase, já  disponibiliza informações estratégicas e legislações para quem produz alimentos que contenham leite na sua composição. O projeto surgiu de uma parceria entre a Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios (G100) e a Terra Viva Apoio Empresarial.  

   “A ideia é facilitar o trabalho tanto do setor lácteo quanto daqueles que usam os laticínios como parte da composição de seus produtos alimentícios, para atender as inúmeras legislações vigentes”, conta Maria José Rodrigues Ferreira, idealizadora e Coordenadora do aplicativo X-Lei. Ela ainda destaca que o X-Lei “é uma ferramenta que facilita, economiza o trabalho das diversas áreas que envolvem a produção dos alimentos”, usando o Celular ou Tablet, Ipad e outros dispositivos eletrônicos.

De fácil acesso e utilização, a ferramenta permite ao usuário pesquisar quais são as legislações que regulam os processos produtivos dos alimentos, do produtor, do campo passando por todas as etapas do processamento até chegar ao consumidor, podendo acessá-las integralmente, de forma muito rápida, mesmo sem sinal de Internet, se o conteúdo já foi carregado anteriormente. 

Mas não é só isso, o usuário ainda terá acesso a documentos, publicações e muita informação sobre produção, industrialização e comercialização e inclusive sobre questões tributárias que se aplicam aos produtos lácteos.

A Solução nasceu para atender ao setor de laticínios, mas com a evolução do desenvolvimento da plataforma, a equipe percebeu que ela pode ser aplicada para outros tipos de alimentos. “As diversas legislações aplicadas nos laticínios, não se limitam ao leite, quando um fabricante coloca um derivado de leite ou o próprio leite na sua composição já precisa aplicar as regras impostas aos produtos lácteos”, esclarece Maria José Ferreira. 

 Em um primeiro momento, a intenção era disponibilizar o livro do G100, “Normas e Procedimentos para Registro de Produtos Lácteos e suas Rotulagens”, no entanto, ao longo de mais de um ano e meio, foi observado que era possível ir além.

A primeira versão do aplicativo conta com uma vasta biblioteca. E dentro da ferramenta, os usuários podem acessar a Constituição Federal de 1988, o Código de do Consumidor, o Riispoa, Legislações do Mercosul e outros documentos, como o guia alimentar brasileiro, e diversos outros manuais que precisam ser sempre consultadas e consideradas para entender as várias Legislações das áreas ligadas à alimentação. No futuro, o app vai contemplar outros alimentos.

A versão básica do aplicativo é grátis. O custo para acessar conteúdos exclusivos e interagir na plataforma, é de apenas R$ 50,00 por mês.

USE OS LINKS ABAIXO PARA INSTALAR EM SEU SMARTPHONE: