Modulo: Elementos para Integridade , Defesa e Segurança em Leite e Produtos Lácteos

 Elementos para Integridade , Defesa e Segurança em Leite e Produtos Lácteos

 

AS INSCRIÇÕES AINDA ESTÃO ABERTAS.

Módulo:
Elementos para Integridade, Defesa e Segurança em Leite e Produtos Lácteos.

Pré-requisito: diploma de curso técnico ou de graduação em qualquer área.

Objetivos: o módulo capacita os alunos para enfrentar as questões que afetam a integridade, defesa e segurança do leite e seus produtos.

Conteúdo: introdução ao setor lácteo. Contexto nacional e internacional. Desafios e ameaças. Oportunidades. Composição do leite. Valor nutricional. Fundamentos de química, microbiologia e bioquímica do leite. Obtenção higiênica do leite. Transporte. Processamento. Grupos especiais de microrganismos deteriorantes, patogênicos e especiais. Deterioração enzimática. Métricas para competitividade: história, contextos e necessidades. Modelos dinâmicos para pagamento por qualidade. Amostragem e análise. Os autocontroles – introdução às Boas Práticas Agropecuárias, Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Padrão de Higiene Operacional. HACCP/HARPC.

Carga horária: 36 horas de atividades distribuídas no espaço de 30 dias.

Formato: estudos preparatórios para alinhamento de conhecimentos, aulas e avaliação contínua do aprendizado e 3 aulas online, ao vivo, aos sábados.

Certificação: requererá 80% de frequência em todas as atividades e elaboração de trabalho individual ou em grupo, com tema previamente aprovado e avaliação final pela coordenação.

Coordenador: Eng. Marcelo Bonnet – Engenheiro, M. Phil e PhD em Ciências de Alimentos pela Universidade do Estado de Nova Jersey – EUA e especialista em análise de risco em alimentos, com foco em leite e derivados. Diretor do Laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa Gado de Leite (2009 – 2015). Atualmente pesquisador na área de desenvolvimento e inovação no Núcleo Temático de Saúde Animal e Qualidade do Leite da Embrapa Gado de Leite.

Início: 15 de setembro de 2016
Custo:R$ 1.200,00
Custo para associadas do G100: R$ 1.000,00