Workshop- Exportação de Lácteos – 2007.

   III-Workshop - Exportação

 

 

“Alavancando as exportações de produtos lácteos”- esse foi o tema central que pautou o G100 a desenvolver, em 2007, o workshop com o mesmo nome, pensando em mostrar para os representantes do setor como que funcionam as exportações dos produtos lácteos no mercado mundial.

O Workshop contou com a participação da Secretaria de Relações Externas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que apresentou temas que mostrava como funciona o mercado externo, a importância e limites para a absorção da produção brasileira de leite e fez uma relação dos países que o Brasil possui acordo que, consequentemente, facilitam as exportações.

Na ocasião, foi apresentado uma espécie de diagnóstico do mercado de importadores dos produtos lácteo, como o mercado do México, da Rússia, Argélia e China e debatido a dificuldade de abertura e intensificação da presença brasileira nesses mercados.“O que o governo faz para facilitar o processo de exportação e o que ainda poderia fazer” e “Quais são as barreiras fiscais ou higiênico-sanitárias existentes nos vários mercados internacionais com relação aos produtos lácteos”, foram outros dois tópicos que a secretaria do mapa trouxe para dialogar.

Além desses assuntos, especialistas debateram junto ao público os seguintes tópicos: ”Exportar sozinho, através de trandings ou fazer uma parceria com grupos de empresas do tipo consórcio?  Neste caso quais são os benefícios? Como participar em feiras no exterior, quais as vantagens e desvantagens? Como custear essas participações? Como proceder para a empresa se habilitar fiscalmente para exportar? Quais são os riscos existentes no mercado externo?

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa- DAS trouxe para o workshop temas como o passo a passo para iniciar o processo de habilitação de uma planta para exportação, dicas para se habilitar para receber uma visita de uma missão estrangeira para inspeção de plantas de uma empresa e as legislações regulamentam o processo de registro de embalagens para exportação.

{loadmoduleid 227}