Workshop: PROP – 2008.

 IV- Workshop: "Capacitação para Operacionalizar Contratos Privados de Opção de Venda - Prop

 

Workshop: "Capacitação para Operacionalizar Contratos Privados de Opção de Venda - Prop

Em outubro de 2008, o G100 se reuniu em prol de debater o Prop,  instrumento de política de garantia de preços mínimos também para o leite. O tema central era “Oficina de Trabalho sobre o Prop”, visando preparar e capacitar os associados do G100 e demais interessados para utilizarem esse instrumento de crédito voltado à garantia de um preço mínimo futuro para o produtor de leite.

Empresas, cooperativas, entidades de classe e técnicos que gerenciam as áreas financeiras e de compra de leite dos laticínios debateram, no auditório do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento- Mapa- diversos tópicos sobre o instrumento: “O Prop: o que é? Como utilizá-lo? Todo produtor poderá participar dos leilões do Prop? Todas as indústrias poderão participar como arrematante nos lançamentos Prop pelo governo? Como serão os prêmios? Enfim, como se participa e como se operacionaliza um arremate de um lote de leite no Prop? Seja a indústria, cooperativa e ou produtores?”.

Durante os debates do grupo, não se discutiu se o instrumento é ou não aplicável na comercialização do leite, a ponto principal relacionado no encontro foi de capacitatr os técnicos que iriam, no futuro, utilizar o conhecimento adquirido para a operacionalização do Prop de financiamento da produção. O Workshop foi uma oportunidade para que os presentes tivessem a oportunidade de tirar as dúvidas e aprender como se operacionaliza o Prop.