G100

COMUNICADO G-100 N.º 032/2004, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2004.

COMUNICADO G-100 N.º 032/2004, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2004.

Prezado Associado,

O G-100 esteve presente na 5º Reunião Ordinária da Câmara Setorial do Leite e Derivados do Consagro/Mapa, realizada dia 04 de novembro em Campo Grande/MS, durante o 4º Congresso Internacional do Leite.

Pelo G-100, participaram o Sr. Wellington Silveira de Oliveira Braga – Presidente e o Sr. Wilson Massote Primo – Diretor Executivo.

  • G-100 durante os debates dos temas constante da Agenda da Reunião fez algumas colocações:
  • Pediu que fossem divulgados os preços dos produtos lácteos vinculados à linha de EGF de modo a possibilitar a operacionalização dessas linhas de crédito pelos agentes financeiros. Hoje estão paradas as contratações desta linha pela falta de preços de referência para os produtos lácteos.
  • Pediu que fosse possível a existência de AGF (Aquisição do Governo Federal) para produtos lácteos, instrumento preconizado pela PGPM (Política de Garantia de Preços Mínimos).
  • Informou que um dos itens que consta no documento divulgado pela Câmara Setorial do Leite e Derivados do Consagro/MAPA sobre Políticas de longo Prazo para Cadeia Produtiva do Leite no Brasil diz respeito a necessidade de 100% de crédito presumido para os produtos lácteos. Esta tramitando no Congresso Nacional a MP 219 com uma emenda do Deputado Reginaldo Lopes – PT/MG que preconiza os 100 % de crédito presumido de PIS/COFINS para leite comprado de terceiros, que precisa do trabalho e do apoio de todos.
  • G-100 realizou a sua 2º reunião do Conselho Deliberativo, as 18h do dia 04/11/04, nas dependências do Hotel Jandaia como estava preconizado. Na oportunidade foi debatida a pauta previamente proposta. Estiveram presentes os Laticínios Associados: Cooperativa Vale do Rio Doce na pessoa de Wellington Braga; Maroca & Russo Industria e Comércio Ltda. na pessoa de João Maroca; Industrial Alimentos Ouro Verde de Casimiro Ltda. na pessoa de Paulo Gonzalez.
  • G-100 participou como ouvinte do 4º Congresso Internacional do Leite nos dias 04 ao dia 06 de Novembro de 2004.
  • O G-100 cobrou do Presidente da Embrapa e do Chefe da Embrapa Gado de Leite participação do G-100 em eventos deste tipo, visto a importância para a cadeia láctea das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios. O G-100 teria muito a contribuir com temas que não foram abordados de forma mas completa, quais: Concentração do Varejo; Capital de Giro; Normatização Higiênico Sanitária; Questões Tributárias sobre PIS e COFINS. O Presidente vai receber o G-100 em audiência para conversar sobre o assunto.
  • Entidades de classe que participaram com palestras ou como debatedoras: CNA, OCB, CBCL, FAEMG e SISCLAF.
  • Os temas tratados no Congresso tiveram apresentação técnica excelente. As empresas de Laticínios palestras foram : DPA/Fonterra, CCPR/Itambé, AVIPAL/Êlege e Cooperoeste/SC.

Veja as matérias de interesse do G-100 disponíveis para visualização on-line.

O DESAFIO de Representar os Pequenos– por Wilson Massote Primo – Diretor Executivo do G-100. (Revista Balde Branco N.º 480A – Novembro de 2004 – Edição Especial 40 Anos.)

Produtor e Industria Precisam se Unir– por César Helou – Presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás e Diretor Comercial do Laticínios Bela Vista Ltda. (Revista DBO – Mundo do Leite N.º 11 – Outubro de 2004.)

Atenciosamente,

Wilson Massote Primo

Diretor Executivo