vii Missão Internacional: Estados Unidos e Canadá
No roteiro das missões internacionais do G100, foi incluído também dois países relevantes da América do Norte na produção leiteira: Os Estados Unidos e o Canadá. Durante cerca de duas semanas de viagem, o grupo reuniu diferentes representantes do setor leiteiro para alcançar os objetivos propostos no continente norte americano percorrendo longos trechos por meio do exuberante cenário dos dois países. Os objetivos incluíam conhecer as políticas públicas do leite nos países, a política higiênico-sanitária – processos de monitoramento da qualidade do leite – inspeção higiênica sanitária – rotulagens de produtos; as indústrias que agregam valor ao soro de queijos, os programas de incentivo ao aumento de consumo de produtos lácteos- marketing de lácteos, a relação entre supermercados e indústria de laticínios e visitar uma propriedade pequena e uma grande.
As metas foram alcançadas pelo grupo e, além disso, o G100 teve a oportunidade de participar da maior feira de leite do mundo, a “World Dairy Expo”. Em Montreal, conheceram o setor da produção leiteira canadense com palestra do Ministério da Agricultura do Canadá e Palestra da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos – CIFA com foco nas políticas de produção, ambiental e comercialização da agência responsável pela regulamentação do setor (rotulagem, inspeção, varejo, entre outros).
A programação do G100 contou com visitas ao centro comercial de Montreal e os principais pontos turísticos da cidade, como a Vieux Montréal, Notre Dame, rue St-Catherine, le Mont Réal, etc.) Além do passeio, o grupo visitou o supermercado da rede Sobey’s e vivenciou o sistema de comercialização de lácteos das redes de produtos Sobey’s, a relação entre o setor lácteo e o varejo, os contratos e as condições de negociações.
A programação incluiu também a visita a maior cooperativa do setor e maior produtora de queijos do tipo brie e camembet: a unidade St Hyacinthe.
ESTADOS UNIDOS
O G100 chegou a cidade de Chicago, no dia 26 de setembro, e foram conhecer os fabricantes de queijo Award, em Plain, Wisconsin, que também produzem soro em pó orgânico. Eles possuem tecnologias avançado com sistema de recuperação de água. Na terra do Tio Sam, o grupo também visitou fazendas e debateram, em seminários, os preços dos laticínios, conumos e as estatísticas estatísticas (Política do Leite – mecanismos e Preços de leite ao Produtor e dos Produtos Lácteos – Consumo – Exportação e política de marketing institucional nos EUA).
Confira alguns textos sobre a viagem:
Wisconsin, a terra dos laticínios da América
Mercado dos Estados Unidos
Mercado do Canadá