Leite e produtos lácteos na nutrição humana
Prefácio à edição brasileira.
A iniciativa da Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios, G 100, disponibiliza uma versão em português da obra Leite e produtos lácteos na nutrição humana e deve ser saudada como um grande acontecimento.
Trata-se da tradução da última edição, 2013, de uma das mais importantes publicações da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, dentro de seu escopo. Tive a oportunidade de conhecer as edições anteriores e é fácil constatar a enorme evolução de seu conteúdo e sua apresentação.
Num país em que é reconhecidamente escassa a literatura sobre leite, laticínios e sua relação com a manutenção de uma vida saudável desde a primeira infância, esta publicação vai se constituir na mais importante fonte de informação sobre esses temas.
Trata-se de uma compilação que reúne o que existe de mais atualizado sobre o leite, os produtos derivados e como tais alimentos têm papel relevante na nutrição humana e como podem ser utilizados em um contexto de redução da fome e da desnutrição que ainda é lamentavelmente tão presentes em inúmeros países, inclusive, em áreas mais pobres de nosso país.
Certamente. a publicação mais abrangente já disponível sobre leite e produtos lácteos, cobrindo desde aspectos da atividade primária, passando pela indústria, comércio, segurança alimentar e sustentabilidade. Analisa os inúmeros benefícios a saúde e mesmo os eventuais riscos ao se consumirem esses produtos. A FAO com a contribuição das maiores autoridades acadêmicas e dos melhores especialistas em cada um de seus nove capítulos.
Uma vez disponível em português, “Leite e Produtos Lácteos na Nutrição Humana” ocupará lugar de destaque, para consulta permanente, na estante de estudiosos, pesquisadores, produtores, empresários e inclusive dos consumidores mais atentos, como principal fonte de conhecimento para elucidar dúvidas e ajudar na superação do importante desafio de propiciar maior acesso da população brasileira a uma dieta saudável a um custo acessível.
Cabe, portanto, parabenizar a Associação Brasileira das Pequenas e Medias Cooperativas e Empresas de Laticinios – G100, as empresas e entidades que colaboraram para tornar realidade esta publicação, vertida para a língua portuguesa de sua melhor e mais atualizada edição em inglês.
Almir José Meireles,
Economista.
Maio de 2014.
Livro para Leitura abaixo:
Outros Livros:
{loadnavigation}